Gasolina e diesel ficam mais baratos a partir deste sábado

gasolina-baixa-close

A partir deste sábado, 15, a gasolina fica 3,2% mais barata e o óleo diesel cai 2,7%, nas refinarias.

A Petrobras decidiu baixar os preços dos combustíveis em todo o Brasil: “Se o ajuste for integralmente repassado, o diesel pode cair 1,8% ou cerca de R$ 0,05 por litro, e a gasolina 1,4% ou R$ 0,05 por litro”, informa.

Que dia essa redução vai chegar no bolso do consumidor? O Presidente da Petrobras, Pedro Parente disse  vai depender das redes de distribuição e dos donos dos postos.

Esta é a primeira vez que os preços dos derivados de combustíveis são reduzidos desde junho de 2009, quando o diesel caiu 15% e a gasolina, 4,5%.

Motivo

A estatal mudou a política de preços para os derivados que vigorava há cerca de uma década e a partir de agora, vai revisar os preços uma vez por mês, de acordo com o mercado internacional.

Em outras palavras, se cair lá fora, cai aqui no Brasil. Mas se subir lá também terá reajuste por aqui.

“A nova política prevê avaliações para revisões de preços pelo menos uma vez por mês. É importante ressaltar que, como o valor desses combustíveis  acompanhará a tendência do mercado internacional, poderá haver manutenção, redução ou aumento nos preços praticados nas refinarias”, diz a Petrobras.

A companhia ainda diz que “para permitir maior flexibilidade na gestão comercial de derivados e estimular aumentos de vendas” poderá, pontualmente, conceder descontos maiores para gasolina e diesel, desde que não fiquem abaixo dos custos das empresas.

Contas

Pedro Parente afirmou que a decisão pela redução não trará impacto nas contas da Petrobras:

“Ao estipular o preço, você tem que olhar também o market share(participação de mercado) e a utilização da capacidade instalada das refinarias, e não só o preço de venda. E, de acordo com os nossos parâmetros internos e com o nosso planejamento estratégico, a decisão não coloca em risco o cumprimento das metas anunciadas [no Plano de Negócios e Gestão 2017-2021 da companhia].

Com informações da Agência Brasil

Compartilhar...Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+